Dário acompanha ministros em visita às cidades atingidas pelas chuvas em SC

O Senador Dário Berger (PMDB/SC) acompanhou na manhã desta segunda-feira (12/06/17) os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, além do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em sobrevoo nas áreas atingidas pelas chuvas dos últimos dias. As primeiras regiões vistoriadas foram Lages e a barragem de Ituporanga.

Dário pediu aos ministros uma atenção especial do Governo Federal para os mais de 31 mil atingidos de alguma forma pelas chuvas. “As águas baixaram, o tempo melhorou, mas é agora que as pessoas, que retornam para as suas casas estão precisando de mais atenção. Algumas perderam tudo. Além disso, as cidades e estradas foram muito prejudicadas em sua infraestrutura e por isso precisamos de agilidade para a liberação de recursos e mão de obra para retomarmos à vida normal”, afirmou o senador.

O ministro Helder Barbalho disse que essa visita a Santa Catarina é justamente para avaliar mais de perto a situação das cidades. “Além dos municípios, as estradas federais também serão analisadas. Nossa preocupação é agir o quanto antes”, completou.

Já Osmar Terra anunciou que o governo federal irá antecipar em 15 dias o pagamento do Bolsa Família para os beneficiados do programa que vivem nas quatro cidades que já oficializaram os pedidos de situação de emergência.

Segundo o governo de Santa Catarina, os prejuízos ultrapassam a R$ 40 milhões. Durante o período de chuvas, 103 cidades do Estado foram atingidas. Segundo dados da Defesa Civil catarinense, a Serra e a região do Alto Vale do Itajaí foram as áreas mais afetadas.

Veja as ocorrências registradas em Santa Catarina:

  • 9 registro de vendaval
  • 11 registros de alagamento
  • 11 registros de enxurrada
  • 15 registros de chuva intensa
  • 26 registros de inundação
  • 45 registros de deslizamentos
  • 9.194 residências atingidas
  • 31.853 pessoas afetadas de alguma forma
  • 103 municípios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode utilizar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>