Senador Dário Berger foi decisivo na conquista dos recursos necessários para o início da obra

O Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), anunciou nesta segunda-feira (30/04), a licitação para obras de ampliação da Via Expressa em Florianópolis, na BR 282, no trecho que dá acesso à Ilha de Santa Catarina.
Serão investidos R$ 36 milhões em um trecho de 5,3 km. Os recursos estão garantidos no Orçamento Geral da União de 2018 aprovado no ano passado enquanto o senador Dário Berger (MDB/SC) comandava a Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Depois de conclusas as obras, a Via Expressa vai contar com duas terceiras faixas, uma em cada sentido, para o tráfego preferencial de ônibus e motos. O serviço deve levar 18 meses e será realizado à noite.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o superintendente do DNIT-SC, Ronaldo Barbosa, o senador Dário Berger, e o presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Jorginho Mello (PR/SC), anunciaram que o edital de licitação será publicado ainda no mês de maio e as obras devem ser iniciadas após 60 dias.
Jorginho confidenciou que o recurso só foi conquistado por união do Fórum Parlamentar Catarinense com apoio especial do senador Dário.

O Governo Federal tentou por duas vezes bloquear o recurso, mas demonstramos a importância dessa obra para a região. Estamos aqui hoje dividindo isso com vocês, a nossa luta, o nosso esforço para garantir os recursos para começar a resolver esse gargalo. Quero dizer que o fato de o senador Dário ter sido o presidente da Comissão Mista do Orçamento Geral da União foi fundamental para Santa Catarina e para esta obra sair do papel”, destacou o deputado.

Dário lembrou que a promessa das terceiras faixas nas pistas da Via Expressa vem de muitos anos.

“Fico feliz de poder participar desse momento e de ter contribuído para garantir o dinheiro para iniciar a primeira etapa dessa obra tão aguardada. A luta continua, para conseguirmos a liberação de mais recursos para avançar no projeto de ampliação da Via”, afirmou.

SAIBA MAIS
A Via Expressa tem um trânsito de 130 mil veículos por dia. Desde que foi inaugurada em 1982 e nunca recebeu melhorias significativas. Estudos apontam que em 20 dias a quantidade de veículos será duas vezes maior na via.
O projeto completo para a revitalização da Via Expressa, que prevê ciclovia, calçada, faixa exclusiva para ônibus e mais três pistas em cada sentido tem o valor orçado de R$ 500 milhões.