O senador Dário Berger (MDB-SC) cobrou mais agilidade e um melhor planejamento nas ações de enfrentamento contra a pandemia de Covid-19 em Santa Catarina.
Berger considera “inaceitável”, a situação no estado. “Santa Catarina tem pacientes entubados em Unidades de Pronto Atendimento, nas emergências, e até nos corredores dos hospitais. Atingimos a maior taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS, e o estado já admitiu um colapso no sistema. Enquanto isso, somos os últimos no ranking dos estados que mais vacinaram a sua população proporcionalmente, mesmo tendo a melhor infra estrutura de saúde do país, especialmente se estivermos falando em logística. Isto é inaceitável”, disse Dário
O Brasil completou um ano do primeiro caso do Covid-19 registrado no Brasil no dia 26 de fevereiro. A triste marca de 250 mil mortes já foi ultrapassada. Do total, 7 mil são catarinenses. “São pais, tios, filhos, avós e irmãos amigos que poderiam estar entre nós se não fossem contaminados”, lamentou Dário.
O senador enfatiza que é preciso mais planejamento e prioridade. “Temos que vacinar mais pessoas, e com mais agilidade. Na condição de Senador da República, cobrei do Governo Estadual quais ações estão sendo encaminhadas para mudar essa realidade atual, e cobrei também recentemente do Ministério da Saúde, o envio de mais doses da vacina. Tivemos a garantia do ministro Pazuello, que Santa Catarina receberá mais doses agora no mês de março”, adianta.
Em vídeo publicado nas redes sociais o senador apelou por união. “A situação exige dos homens públicos, dos nossos governantes, mais exigem também da nossa população um esforço ainda maior num comportamento ainda mais adequado e uma união ainda mais forte. É preciso seguir os protocolos lavando as mãos, evitando aglomerações, e usando máscaras. Vamos vencer essa guerra juntos”, destacou o senador.