O senador Dario Berger (PMDB-SC) pediu nesta quarta-feira (1º) ao Ministério da Defesa e ao comando da Aeronáutica que repensem a ideia de rebaixar a Base Aérea de Florianópolis à condição de núcleo de base aérea e de transferir sua unidade de aviação e patrulha, o Esquadrão Fênix, para a Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do sul.
Ele advertiu que isso acarretaria prejuízos sociais, econômicos e estratégicos que precisam ser levados em consideração. Acarretaria, por exemplo, a transferência de 800 militares e seus familiares para Canoas, onde não há estrutura para abrigá-los. Também seriam desativados vários hangares em Florianópolis, estruturas que não existem em Canoas, o que implicaria custos em manutenções e investimentos.
Dario Berger explicou ainda que a base aérea de Florianópolis tem desempenhado papel estratégico e militar ao longo de sua história, e ressaltou o apoio desses militares no socorro a populações afetadas por catástrofes naturais, como a enchente de 2008.
Semana passada, fui ao ministro Raul Jungmann expor minha preocupação e solicitar reanálise do assunto. Entendo que a questão merece um estudo mais aprofundado por parte do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica. É necessário contemplar as graves consequências que elenquei e o Senado Federal não deve se omitir, muito menos ficar inerte.