O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebeu na quinta-feira, 16/02, uma comissão de Santa Catarina que reivindicou investimentos em unidades de pronto atendimento.
O senador Dário Berger, acompanhado dos deputados federais Rogério Peninha e João Paulo Kleinübing, frisou ao ministro a necessidade dos municípios receberem infraestrutura para poderem melhor atender, sem demandar grandes deslocamentos. “Precisamos atender e acompanhar a saúde do nosso cidadão de perto. E nada melhor para isso que os investimentos em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, disse Dário.
Junto com os parlamentares, estiveram diversos prefeitos catarinenses que expuseram a necessidades de seus municípios.
A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, solicitou uma UPA com centro de especialidades para o município.
O mesmo fez a prefeita de Itapema, Nilza Simas. Ambas deixaram documentação para avaliação do Ministério.
Já a prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner, teve a garantia de recursos necessários para a construção de uma unidade básica de saúde em seu município.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, entregou pedido para o gerenciamento da UPA na cidade. O ministro solicitou a verificação da documentação apresentada e afirmou que a unidade será credenciada e habilitada caso a documentação estivesse em dia.
Por fim, o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, apresentou requerimento pedindo uma unidade básica de saúde e equipamentos para o seu município. Pleito também atentido pelo ministro.
A prefeita de Doutor Pedrinho, Simoni Mercia Mesch Nones, requisitou equipamento para exames laboratoriais no município. O que também foi prontamente garantido pelo ministro Ricardo Barros.