A autorização da ANTAQ para realizar a primeira escala teste na capital foi anunciada ao senador Dário Berger e ao prefeito Gean Loureiro

A primeira escala teste de cruzeiro em Florianópolis está confirmada para o dia 24 de março, um dia depois do aniversário da cidade. Será o maior navio em operação na América do Sul, MSC Preziosa da empresa MSC Cruzeiros, que comporta 4.300 passageiros e mais 1.300 tripulantes. Desde o ano passado, com apoio do senador Dário Berger, o prefeito Gean Loureiro vinha pleiteando em Brasília esse avanço para o turismo da capital catarinense, aguardado há anos pelo trade. Nesta segunda-feira (26/02) a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) confirmou o parecer favorável ao pleito.

O senador Dário ressaltou a importância da notícia. “Nossa capital passa a estar na rota dos transatlânticos. Isso estimulará ainda mais o turismo e a economia”.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o valor deixado, direta e indiretamente, por cada passageiro nas cidades onde ocorrem as escalas é em média R$ 460,00 diários.
SOBRE O ESTUDO DE BATIMETRIA
Em novembro do ano passado, o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Luís Fernando Cardoso, o Vampiro, entregou ao prefeito o estudo de batimetria concluído e já aprovado pela Capitania dos Portos. A análise apresenta uma radiografia do mar e define a possibilidade de locais receberem navios de cruzeiro. O trabalho foi feito em três pontos no Norte da Ilha — dois em Jurerê e um em Canasvieiras.
A batimetria é o primeiro passo para que uma cidade possa contar com a atracação dos navios. O estudo durou cerca de quatro meses e confirmou que os pontos podem receber transatlânticos.
A profundidade mínima para segurança da navegação é 11 metros, permitindo a entrada de embarcações como a Preziosa, da MSC, o maior a operar na costa brasileira, com capacidade para 4,5 mil passageiros.
A temporada de cruzeiros no litoral de Santa Catarina começou no fim de outubro do ano passado e se encerra em meados de abril deste ano.