Numa cerimônia prestigiada por políticos de diversas siglas partidárias e marcada pela emoção, foi inaugurada nesta terça-feira (24) no Senado Federal, a “Sala Senador Luiz Henrique da Silveira”.
O espaço batizado com o nome do ex-senador e ex-governador catarinense ficou lotado para a solenidade. Além de familiares, também estiveram presentes amigos pessoais, prefeitos, deputados e ex-deputados, senadores e ex-funcionários que trabalharam com LHS.
Em discurso emocionado, ao lado dos filhos Cláudio e Márcia, a viúva Ivete Appel da Silveira, enalteceu as caraterísticas do ex-marido e agradeceu a homenagem oferecida.
“Meu coração transborda de alegria e de emoção. O Senado Federal era um local que ele tinha muito carinho e era muito importante para ele. Tenho certeza de que ter seu nome dele eternizado aqui o deixaria muito feliz”, destacou.
A homenagem atende a um projeto do ex-senador Paulo Bauer, e contou com a relatoria do senador Dário Berger. A proposta foi aprovada por unanimidade e promulgada no fim do ano passado.
Dário lembrou a trajetória marcante de Luiz Henrique e justificou a iniciativa.
“Tenho a convicção que Luiz Henrique da Silveira realizou mais do que qualquer outro político catarinense do seu tempo, transformou sonhos em realidade, e nos deixou um imenso legado. Este ato hoje aqui celebrado é justo, e a história e o legado de Luiz Henrique como homem público, além de permanecerem vivos na lembrança dos catarinenses, ficarão também eternizados aqui no Senado, onde ele tão bem representou e orgulhou Santa Catarina e os catarinenses”, concluiu.
O espaço fica localizado no Salão Azul do Senado, anexo ao Plenário da Casa, e é conhecido atualmente como “cafezinho”, por onde circulam senadores, assessores, jornalistas e convidados.