O senador Dário Berger participou de uma reunião nesta terça-feira (19/11), com a diretora do Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP), Janet Doman. O encontro ocorreu no gabinete da presidência do Senado. A organização, que se localiza nos Estados Unidos e não tem fins lucrativos, é pioneira no trabalho com pessoas que têm lesão cerebral e também desenvolveu uma metodologia de estímulo para crianças saudáveis atingirem a excelência nos estudos.

 

“Pude parabeniza-la pessoalmente, em nome de milhares de famílias, pela sensibilidade e pelo trabalho realizado auxiliando tantas crianças a alcançarem o desenvolvimento intelectual, físico e social”, afirmou Dário.

 

 

 

A DIRETORA DO IAHP EXPLICOU O OBJETIVO DO TRABALHO

“Buscamos caminhos para estimular o cérebro. Nosso trabalho é tratar o cérebro, não os sintomas. Não é medicar, mas estimular as crianças. O trabalho com as crianças que têm deficiência nos forçou a olhar também para as crianças que não têm deficiência e pesquisar como funciona o seu desenvolvimento cerebral”, explicou Janet.

 

 

 

EM BRASÍLIA, HÁ UMA ESCOLA QUE UTILIZA A METODOLOGIA DO IAHP

 

“O importante é fazermos as crianças encontrarem os seus próprios caminhos de aprendizagem, e não seguir os nossos caminhos”, ela acrescentou.

 

A relação de Janet com o Brasil é antiga. Em 1969, ele participou da expedição do IAHP a terras indígenas na região do Rio Xingu, em Mato Grosso. Sob a orientação de um dos irmãos Villas Bôas, o sertanista Cláudio, Janet fez medições antropométricas nas crianças do Xingu.

 

Também participaram da reunião os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Congresso Nacional; Flávio Arns (Rede-PR), vice-presidente da Comissão de Educação (CE); Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é líder do governo no Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES), Wellington Fagundes (PL-MT) e Eduardo Braga (MDB-AM).

 

Com informações da Agência Senado