O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), congratulou nesta terça-feira (19) a seleção brasileira de futebol sub-17 pelo título mundial da categoria. A conquista foi obtida no domingo (17), após vitória por 2 a 1 contra o México, em Brasília.
Berger ainda elogiou a Federação Paulista de Futebol (FPF) por ter encampado uma campanha a favor de um maior nivelamento salarial entre atletas do futebol masculino e feminino. A ação foi tomada pela FPF na final do Campeonato Paulista feminino, realizada no sábado (16) na Arena Corinthians, ocasião em que a equipe da casa goleou o São Paulo por 3 a 0 e se sagrou campeã.
“Faço questão de destacar esses dois eventos, pois aí estão duas categorias que necessitam de mais investimentos e geração de oportunidades. O poder público pode sim atuar em políticas de integração entre a educação e o esporte. É um caminho para que se abram oportunidades para a juventude e chances de ascensão social. O esporte transforma vidas, e mesmo estas conquistas, como a da seleção sub-17, podem inspirar o surgimento de novos talentos”, afirmou o senador.
A conquista da seleção sub-17 também foi lembrada pelo vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR). Ex-secretário de Educação no governo do Paraná entre 2010 e 2014, ele citou ainda que o contraturno com aulas de educação física foi implantado em todas as escolas do estado naquele período, um fator que a seu ver contribuiu para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes.
Fonte: Agência Senado