Presidente da Comissão de Educação do Senado, Dário defendeu que o adiamento é a decisão mais acertada e justa neste momento
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram nesta quarta-feira (20) adiar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem de 2020, um dia após o Senado aprovar um projeto de lei que suspende a aplicação das provas em casos de calamidade pública.
O governo afirmou que vai fazer uma enquete com os participantes para definir as novas datas. A prorrogação será de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais.
O adiamento do Enem é defendido pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), que comemorou a decisão.
“Nosso apelo foi atendido. O Enem é a porta de entrada para a universidade, sonho de milhares de jovens catarinenses e o adiamento é uma decisão acertada e de bom senso. Certamente fará justiça social e beneficiará milhões de estudantes afetados pela pandemia”, pontuou Dário.
O senador chegou a encaminhar, há uma semana, pedido ao MEC para que houvesse maior diálogo com os secretários estaduais de educação sobre a realidade do acesso à internet dos estudantes. Em Santa Catarina, quase 20% dos alunos de escolas públicas não possuem acesso à internet e ao sistema de educação a distância.
“Não seria justo manter o calendário previsto, aumentando as desigualdades, já que muitos jovens não estão tendo aulas regulares”, explicou Dário.
Mesmo com a decisão do MEC, a proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) que prevê a prorrogação automática da aplicação de provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior em casos de estado de calamidade pública, continuará tramitando. A matéria que já passou pelo Senado deve ser analisada agora na Câmara dos Deputados.
CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELO INEP
“NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.”