Os recursos já estão na conta da prefeitura de São Miguel do Oeste, responsável pela instalação da usina
O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou nesta semana R$ 4,5 milhões para a estruturação de uma usina de asfalto que irá beneficiar as cidades que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio da pavimentação asfáltica com menor custo e maior qualidade.
A boa notícia foi comemorada pelo senador Dário Berger, responsável por garantir os recursos no Orçamento Geral da União já em 2017, quando presidiu a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.
“Muitos municípios catarinenses, especialmente do interior do estado, sofrem ainda com a falta de pavimentação. Ciente disso, articulei em Brasília a liberação de recursos financeiros do governo federal destinados à instalação de usinas de asfalto em diversas regiões de Santa Catarina. Conseguimos! Foram aprovados R$ 25 milhões somente para este fim. Desde então tenho cobrado a execução desse orçamento. O resultado do nosso trabalho foi confirmado nesta semana e a região do Extremo Oeste será a primeira contemplada”, explicou Dário.
A usina vai ser instalada no município de São Miguel do Oeste, na localidade conhecida como “Pedreira”, nas proximidades do bairro São Gotardo. O processo licitatório para a compra dos equipamentos já foi concluído pela prefeitura e a expectativa é de que já no primeiro semestre de 2021 os municípios possam ter a usina à disposição para realizarem serviços de pavimentação. A administração da estrutura será conduzida pelo Conder, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional.
De acordo com Dário, o objetivo é estabelecer parceria com as demais associações de municípios para contemplar diferentes regiões catarinenses.
“Em 2021 continuarei focado para garantir a liberação do restante dos recursos para as demais associações do estado, de modo que todas as regiões possam ser contempladas. Agradeço ao governo federal por atender o nosso apelo. Seguiremos assim, com pouco discurso, muito trabalho e resultados para apresentar para a população”, destacou o senador.
A estimativa é de que com as usinas instaladas e à disposição das prefeituras, a economia de dinheiro público alcance até 50% comparada ao custo do material comprado.