Senador Dário Berger foi decisivo para incluir R$ 36 milhões no Orçamento Geral da União de 2018 para o início da obra.

O Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) assinou nesta quarta-feira (12/09) a ordem de serviço para a construção das terceiras pistas na Via Expressa, como é chamada a extensão da BR-282 entre São José e as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles que ligam as partes continental e insular de Florianópolis.

Os recursos para viabilizar a obra foram incluídos no Orçamento Geral da União de 2018, aprovado no ano passado, enquanto o senador catarinense Dário Berger (MDB) comandava a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

Com o dinheiro garantido e os trâmites burocráticos concluídos, o projeto aguardado há anos para melhorar o tráfego na região começa a sair do papel nesta segunda-feira, dia 17. A responsabilidade pelos serviços é da empresa joinvilense Vogelsanger, vencedora da licitação ao orçar os trabalhos em R$ 26 milhões, o menor valor apresentado entre as concorrentes. O prazo para conclusão é de 12 meses.

“Os problemas de mobilidade urbana são uma realidade em muitas grandes cidades do país, a exemplo de Florianópolis. Ciente dessa situação, trabalhamos muito durante o mandato à frente da CMO para garantir a previsão de recursos orçamentários necessários para darmos início a primeira etapa do projeto de ampliação e revitalização da Via Expressa, prometida a anos, mas que só agora sairá do papel. Continuaremos trabalhando em Brasília para garantir no ano que vem mais recursos e avançar também com as próximas etapas do projeto ”, disse Dário.

Planejada na década de 1980 para um fluxo de 25 mil veículos por dia, a Via Expressa hoje recebe uma quantidade quatro vezes maior. Estudos mostram que, até 2036, o movimento pelos seus pouco mais de cinco quilômetros de extensão irá dobrar.

O diretor regional do DNIT-SC, Ronaldo Carioni, anunciou a importância da obra ao afirmar que “Sem essas pistas adicionais, daqui a dois anos ninguém mais vai conseguir entrar ou sair de Florianópolis”.

Levantamento da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) em conjunto com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC aponta que atualmente há 515 horários de ônibus diários que entram na Ilha de Santa Catarina por esse que é o único acesso terrestre à parte insular da Capital.

BENEFÍCIOS AOS MOTORISTAS

A terceira pista irá beneficiar mais de 20 mil passageiros, além das vantagens indiretas a todos os motoristas. A expectativa é de que um ônibus que hoje leva em torno de uma hora entre Biguaçu e o Terminal Central de Florianópolis percorra o mesmo trajeto em 20 minutos. De acordo com o projeto, as três faixas em cada sentido irão possibilitar que as pistas centrais sejam usadas pelo transporte coletivo e por motocicletas.

IMPACTO NO TRÂNSITO DURANTE AS OBRAS

Das 7h às 17h, os trabalhos irão se concentrar em drenagem e melhorias complementares, para que o impacto no trânsito seja o menor possível, diz o engenheiro André Coelho, da Vogelsanger. Das 21h às 6h, serão executadas a terraplenagem e a pavimentação.
Como não há a necessidade de desapropriações, a obra é considerada de pouca complexidade. O que pode atrapalhar o cronograma é o que ele chama de “interferências”, como rede de água, tubulação de gás e postes de energia elétrica.

“Nesse caso, o contrato determina que eventuais custos extras junto às concessionárias desses serviços serão custeados pelo DNIT-SC”, afirmou.
O trabalho na Via Expressa envolverá 100 trabalhadores diretos e mais 100 indiretos, calcula Coelho.

A ampliação do referido trecho faz parte de um projeto maior, avaliado em R$ 500 milhões, que abrange também a BR-101 nas imediações de Florianópolis. No papel, estão desenhados corredor exclusivo para ônibus, ciclovia, duas faixas marginais e mais três pistas em cada sentido. Para virar realidade, conta Carioni, a intenção é pleitear os recursos com o próximo governo federal. “É o tipo de obra que impacta na infraestrutura, segurança viária e qualidade de vida”, finalizou.

Com informações de Emerson Gasperin/Diário catarinense.