O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, esteve na sexta-feira, 10 de fevereiro, em Joinvillie, atendendo ao convite do senador Dário Berger (PMDB/SC) e do deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC). Junto com o prefeito Udo Döeler, o secretário e os parlamentares percorreram a vários pontos atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram em 30 de janeiro.
A equipe da Defesa Civil Nacional, que acompanhou Renato Newton Ramlow, realizou a análise da documentação enviada por parte da prefeitura, que já havia decretado situação de emergência no dia 02 de fevereiro. Döeler solicitou a imediata dispensa de recursos para o atendimento à população atingida e para obras de infraestrutura emergenciais. No mês de janeiro 171 famílias ficaram desalojadas e desabrigadas.
O município pediu a liberação de R$ 19,8 milhões do Governo Federal para recompor as áreas atingidas pelas cheias. De acordo com Ramlow, o órgão vai aguardar o município encaminhar o plano de trabalho e os recursos serão liberados para ações de resposta. “A liberação dos recursos vai depender da avaliação do Plano de Trabalho que será apresentado, vou avaliar a documentação para possível liberação de recursos. Sou catarinense e conheço a região”, informou.
O senador Dário Berger colocou mais uma vez o seu gabinete no Senado Federal à disposição de Joinville. “O prefeito Udo Döeler sabe que pode contar comigo e com o Mauro Mariani para buscar recursos em favor da população joinvilense”, completou. Segundo Dário, o importante é que os projetos de recuperação da cidade estejam de acordo com a realidade nacional. “Os recursos hoje são menores e por isso temos que trabalhar mais para termos aquilo que é de direito dos catarinenses”, afirmou.