Em pronunciamento nesta quarta-feira (19), o senador Dário Berger (PMDB-SC) pediu providências do governador do estado, Raimundo Colombo, e da Polícia Federal, para tentar solucionar um conflito entre colonos e indígenas no município de José Boiteux. Em protesto para acelerar a demarcação de terras na região, os índios sequestraram um agricultor e um adolescente de 15 anos, mantendo-os até o momento em cárcere privado na aldeia.
Minha preocupação se dá porque a situação pode representar uma tragédia anunciada. Os próprios colonos e agricultores, em função de as forças públicas não agirem, estão se organizando para estabelecer um confronto, e aí eu não sei o que pode acontecer — alertou.
Ele fez um apelo para que o governador se inteire da situação e envie as polícias Militar e Civil para estabelecer a paz na região, sob pena de ocorrer uma tragédia, em função da omissão do poder público em levar paz para a região.
Tragédia ambiental
Dário também relatou a tragédia ambiental ocorrida no estado no último domingo, quando ventos de 100 a 120 quilômetros devastaram 48 cidades, sendo Tubarão a mais atingida, com perdas estimadas em R$ 300 milhões.
Residências, empresas, escolas, centros de saúde, a própria Polícia Militar, foram atingidos drasticamente e precisam da atuação dos governos para recompor a normalidade daquele município — afirmou.
Economia
O senador também revelou aguardar com grande expectativa o encerramento da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nesta quinta, que poderá decidir por um viés de baixa para a taxa de juros.