O senador Dário Berger (MDB-SC) encaminhou ofício nesta terça-feira (27) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando formalmente explicações com relação à falta do medicamento Herceptin, essencial para o tratamento de pacientes acometidos pelo câncer metastático de mama em Santa Catarina.
De acordo com o senador, a medicação que é fornecida pelo governo federal está em falta há semanas e compromete o tratamento de diversos catarinenses que são atendidos no Centro de Pesquisas Ocológicas – CEPON, de Florianópolis – referência clínica para pacientes com câncer no Estado.
“O câncer não espera. Precisamos que o Ministério dê uma solução imediata a esse grave problema que afeta milhares de famílias em todo o estado, e não é a primeira vez que ocorre”, destacou Dário.
Em 2013, o governo federal anunciou a inclusão do Herceptin na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
O medicamento é usado no combate ao câncer de mama metastático HER2 positivo. Os tumores com essa característica são mais agressivos e podem se proliferar com maior capacidade de invasão a outros órgãos.
“Tenho recebido inúmeros relatos e pedidos de socorro de pacientes e familiares que não tem previsão de quando poderão retomar o tratamento. Vamos cobrar regularização dessa situação com a urgência que o caso exige”, pontuou o senador.