O senador Dário Berger (PMDB-SC) comemorou nesta quarta-feira (7) os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre de 2017, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve crescimento de 1% na comparação com o quarto trimestre de 2016. A Indústria cresceu 0,9% e os Serviços apresentaram estabilidade, enquanto no setor agropecuário a expansão foi de 13,4%.
— Mais uma vez, o agronegócio demonstra ser a locomotiva do crescimento sustentável deste país, merecendo, portanto, atenção especial das autoridades governamentais, a fim de que possam garantir as condições mínimas para que o setor possa continuar batendo sucessivos recordes de produção e de produtividade — disse o senador.
Na visão do senador, a preocupação agora é com o índice de desemprego, que, no primeiro trimestre de 2017, chegou a 13,7%, a maior taxa de desocupação desde que a série histórica foi iniciada em 2012. Para ele, só vai ser possível superar esta fase com reformas estruturais que destravem os meios de produção, promovam segurança jurídica e valorizem quem trabalha e quem produz.