O senador Dário Berger destacou nesta sexta-feira (15) a importância do Outubro Rosa, campanha anual de estímulo à conscientização, prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

“Nós não podemos medir esforços nem investimentos para dotar nossa rede pública com os equipamentos necessários para que as mulheres possam fazer os seus exames periódicos e preventivos. Tenho atuado em Brasília para viabilizar recursos nesse sentido, especialmente para os municípios do interior do Estado”, alertou Dário.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil. Não existe uma única causa, mas sim uma soma de fatores de risco para o câncer de mama. O primeiro deles é a idade, já que quatro de cinco casos acontecem depois dos 50 anos. Outros são: fatores comportamentais, genéticos e hormonais.

A prevenção começa com o autoexame que a mulher pode e deve realizar mensalmente a partir dos 20 anos de idade.

Dário Berger lembrou que se a doença for detectada com antecedência, a probabilidade de cura é muito grande. “Com saúde não se brinca, não se pode esperar. O Outubro Rosa é essencial para fortalecer a importância de se cuidar não somente no mês de outubro, mas durante todo o ano”, ressaltou.