O senador Dário Berger (PMDB/SC) encaminhou cinco indicações de catarinenses que realizaram importantes trabalhos em favor da sociedade nos seu diferentes ramos de atividades.
Dário indicou o jornalista Moacir Pereira, atualmente comentarista político do Grupo RBS de Santa Catarina, para receber o Prêmio Jornalista Roberto Marinho. “Moacir tem uma destacada atuação no jornalismo brasileiro e mais de 50 livros editados contando a história dos catarinenses”, afirmou o senador.
Na área da Saúde, o senador Dário Berger indicou o médico cirurgião, in memoriam, Ernesto Damerau, para receber a comenda Dom Hélder Câmara. O médico cirurgião era considerado um ícone da medicina catarinense. Ele era conhecido pela pratica humanizada da medicina e por sua ética e integridade na profissão.
Na área da Cultura, o indicado pelo senador Dário Berger foi o histórico escritor João da Cruz e Souza (in memoriam), para receber a Comenda Abdias Nascimento. O catarinense Cruz e Souza – primeiro grande poeta negro no Brasil – foi o responsável por introduzir o Simbolismo na poesia. Por sua atuação destacada na proteção e promoção da cultura afro-brasileira, é que Dário fez a indicação.
Na área da Educação, o senador do PMDB a senhora Antonieta de Barros (in memoriam) para receber a Comenda Abdias Nascimento. Nascida no inicio do século XX, em Santa Catarina, Antonieta rompeu fronteiras e se tornou a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, eleita deputada estadual duas vezes pelo voto direto.
Por último, o trabalho “incansável” do presidente da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, José Roberto Leal, mais conhecido como Zezinho, foi reconhecido com a sua indicação para receber a Comenda Dorina Nowill.