O senador Dário Berger (MDB/SC) defendeu a ampliação e a modernização da Aduana de Dionísio Cerqueira em reunião nesta quinta-feira (05/04), na sede da Receita Federal, em Brasília. O pedido foi reforçado pelo governador Eduardo Pinho Moreira e demais lideranças catarinenses que participaram do encontro.
A intenção é dar maior vazão no transporte de mercadorias pelo único porto seco do Estado, na divisa entre Santa Catarina e Argentina.
É preciso resolvermos essa situação e evitar prejuízos com a exportação e importação de produtos. Temos informação de que os caminhões chegam a ficar por mais de 20 dias esperando por liberação. Esse impasse prejudica sobretudo a economia catarinense e precisa ser resolvido o mais breve possível”, explicou Dário.
A Aduana tem capacidade para atender 4 mil caminhões/mês, mas atualmente consegue atender somente 1,2 mil/mês, perdendo fluxo para o Paraná e para o Rio Grande do Sul.
O senador, a exemplo das demais lideranças, solicitou atenção especial para melhoria da estrutura e contratação de mais profissionais.
O secretário da Receita Federal, Jorge Antônio Deher Rachi, comprometeu-se a encaminhar uma equipe a Dionisío Cerqueira para avaliar a estrutura da aduana. Rachi ressaltou que irá avaliar o pedido de integração dos serviços da área aduaneira e de proteção sanitária para que o processo seja mais célere.