Avança em Brasília a mobilização em torno da instalação de um novo curso de medicina em Lages. Nesta terça-feira (13/12), uma comitiva liderada pelo senador Dário Berger e o deputado federal Mauro Mariani, juntamente com o prefeito Toni Duarte, e o ex-prefeito Eliseu Mattos, saiu otimista da audiência com o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, Maurício Eliseu Costa. O secretário anunciou a realização, em 2017, de um novo edital no qual o município de Lages tem tudo para ser contemplado. “Sabemos que Lages é uma referência para Santa Catarina e o Brasil. Com certeza vamos dar uma atenção ao pleito, que é importante para o desenvolvimento da cidade”, frisou Costa.
O prefeito Toni afirmou que é preciso cobrar uma decisão. “Faltam 15 dias para entregar a prefeitura, mas fizemos questão de estar em Brasília para destacar a importância deste pleito junto ao Ministério. Estamos representando o sentimento de uma população e estamos otimistas pois o MEC vê com bons olhos a reivindicação”, destacou.
Já o ex-prefeito Eliseu Mattos, que levantou a bandeira e marcou a audiência no MEC ainda na condição de administrador de Lages, disse que o pleito é legítimo. “A cidade, que hoje tem 187 mil habitantes, cresce a cada ano. Já temos o curso da Uniplac, mas a demanda por outro existe. Lages conta com três unidades hospitalares. Mais um curso como este promove o desenvolvimento da saúde e a região toda ganha”, frisou.
Tanto Dário Berger quanto Mauro Mariani avaliaram positivamente a audiência e garantiram que irão acompanhar o pleito até o ano que vem, atuando para que o MEC não esqueça de Lages.
O reitor da Unifacvest, professor Giovani Broering, também participou do encontro e ressaltou a melhoria da qualidade e o desenvolvimento da região como consequência positiva da instalação do novo curso de medicina. A Unifacvest, segundo avaliação do Ministério da Educação, é a 9ª colocada entre as universidades e centros universitários privados de todo o país.