O senador foi responsável por incluir e aprovar no Orçamento Geral da União de 2018, R$ 36 milhões para a execução da obra

O trânsito na terceira pista da Via Expressa (BR-282), em Florianópolis, foi liberado na manhã de terça-feira, (18/06). A abertura do tráfego no acesso à Ilha de Santa Catarina ocorreu na presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do senador Dário Berger.

 

“Minha satisfação é enorme em ver finalmente essa obra concluída e entregue a população de Florianópolis e de Santa Catarina”, comemorou Dário.

O ministro Tarcísio reconheceu o esforço do senador para tirar o projeto do papel.

 

“Essa obra teve papel fundamental do senador Dário, quando ele esteve na Comissão Mista de Orçamento. Foi e é muito importante contar com esse apoio para que a gente consiga levar a política pública na ponta da linha. Essa terceira faixa já é suficiente neste primeiro momento para dar um alívio no tráfego e esse efeito será percebido em breve”, pontuou o ministro.

 

A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é de que a terceira faixa diminua a frequência e a intensidade dos congestionamentos para entrar e sair de Florianópolis.

 

De acordo com Gomes de Freitas, será colocado em teste o uso de uma faixa exclusiva para ônibus e caminhões, nos horários iniciais da manhã.

 

“A gente deve ter um período experimental para ver se isso funciona e melhora a mobilidade”, antecipou.

 

A obra é fundamental para melhorar a trafegabilidade dos 130 mil veículos que passam por dia na região metropolitana da capital, reduzir acidentes e congestionamentos.

 

 

UMA LUTA DE ANOS

 

Inaugurada em 1982, a Via Expressa da BR 282 é o principal acesso viário a capital catarinense. Desde então, o fluxo de veículos no trecho de 5,6 quilômetros que liga a BR 101 à ilha de Santa Catarina só aumenta. Passados 37 anos, a rodovia federal que praticamente não havia recebido melhorias desde a sua inauguração, foi ampliada graças ao trabalho do senador Dário em Brasília.

 

A “briga” do senador Dário Berger para tirar o projeto do papel não é de hoje. Começou em 2004 já na época em que foi candidato a prefeito da capital. A construção da terceira pista da Via Expressa era uma das suas promessas prioritárias.

 

Em 2017, ao assumir a Comissão de Orçamento do Congresso, responsável por definir o destino dos recursos públicos da União, Dário teve a oportunidade como senador de resgatar o seu compromisso e viabilizar o dinheiro para o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) dar início aos trabalhos aguardados por anos no local.