Em reunião da Câmara de Transporte e Logística e do Conselho Estratégico de Infraestrutura, promovida nesta quarta-feira (17) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o senador Dário Berger fez um relato da situação atual da infraestrutura no Brasil e em Santa Catarina e pontuou que os investimentos no setor são essenciais para a retomada econômica do país no pós-pandemia.

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) também destacou algumas das prioridades que estarão na pauta do Congresso Nacional nos próximos anos.

“Vivemos uma grave crise de saúde pública. Precisamos, além de buscar soluções para amenizar o impacto econômico e social de forma urgente, planejar e pensar já no pós pandemia. Isso passa pelo investimento em infraestrutura e logística. Estou disposto a buscar soluções definitivas, junto com as entidades representativas e com o governo, para os problemas históricos que enfrentamos com relação a esse tema”, pontuou Dário.

O senador falou também da aprovação, por meio da CI, de duas emendas ao orçamento da União que destinam recursos a trechos catarinenses das BRs 470 (R$ 123 milhões) e 163 (R$ 100 milhões). “Agora lutaremos para que essas emendas sejam acatadas no Orçamento Geral. Precisamos que o Governo Federal reconheça a importância do nosso estado que tanto contribui com impostos todos os anos”, explicou Berger.

Santa Catarina arrecada para o orçamento da União 47 vezes mais recursos que sua demanda anual por investimentos federais em infraestrutura. Em 2020, o Estado enviou a Brasília R$ 69,8 bilhões de reais em impostos. Apesar disso, os investimentos da esfera federal em infraestrutura no estado somaram R$ 471 milhões, enquanto segundo a Agenda Estratégica, editada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), são necessários 1,47 bilhão.

“Com esse montante apontado no documento, seria possível, em pouco tempo, concluir as obras estratégicas federais do estado, como as BRs 470, 163, 282, acessos aos portos e aeroportos e até avançar com os projetos de ferrovias”, explicou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O senador Dário Berger também aproveitou o encontro para explicar a importância da discussão e aprovação de diversos projetos relacionados à infraestrutura de transporte, energia e saneamento que tramitam no Congresso Nacional. Entre eles, Berger destacou o PL 4199/2020 conhecido como BR do mar. A proposta estimula o transporte marítimo entre portos brasileiros (cabotagem), objetivando a otimização do transporte de carga pelo mar. Segundo Dário, este é um modal de transporte mais eficiente, barato e menos poluente.

Outro projeto citado foi o PLS 261/2018 (Marco Legal das Ferrovias). O texto já tem relatório favorável do Senador Jean Paul Prates (PT/RN) e está pronto para a pauta do Senado. O projeto de lei permite à iniciativa privada a construção e a operação de suas próprias ferrovias e aponta para uma contribuição decisiva para os investimentos em logística.

A reunião também contou com a participação dos senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, além do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni, e do caminhoneiro autônomo Janderson Maçaneiro.

Com informações da ASCOM da FIESC.