Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb de 2019, revelaram melhora em todas as três etapas do ensino avaliadas. Entretanto, apenas os anos iniciais do ensino fundamental cumpriram a meta nacional de qualidade estabelecida. O senador Dário Berger (MDB-SC), presidente da Comissão de Educação (CE), acredita que o indicador aponta para a necessidade de ampliação de políticas públicas e investimentos no ensino médio.
“Apesar de alguns dados positivos especialmente nos primeiros anos escolares ficou evidente que é preciso avançar em políticas públicas voltadas para o ensino médio. A recente aprovação do Fundeb e o avanço na implantação do Sistema Nacional de Educação, do qual tenho a honra de ser o relator no Senado, certamente vão contribuir ainda mais para alcançarmos as metas desejada. Planejamento, gestão e investimento. Eis os ingredientes para seguirmos avançando”, disse Dário.
Além de fixar objetivos nacionais, o IDEB tem metas por unidade da federação e por rede de ensino. O índice de 2019 mostrou que houve melhora no ensino público e estagnação das escolas privadas. O estado com melhor resultado para escolas públicas municipais foi o Ceará com 99%, atingindo a meta. O mesmo objetivo foi alcançado por menos da metade das escolas municipais no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondonia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Já Santa Catarina bateu a meta nacional nos primeiros anos do ensino fundamental, mas ficou aquém quando os dados se referem aos anos finais e ensino médio.
“Apesar de ser um dos estados mais desenvolvidos do país, a educação em Santa Catarina tem potencial para evoluir muito. A implementação do ensino médio em tempo integral precisa ser o foco principal do ensino público catarinense, fazendo com que nossas crianças fiquem mais tempo dentro da escola recebendo conhecimento”, sugeriu o senador Dário Berger.
Com informações da Agência Senado