O senador Dário Berger (MDB-SC) apresentou nesta quinta-feira (04/07), em Plenário, os dados do Censo Escolar de 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Para Dário, a realidade da infraestrutura nas escolas brasileiras é frustrante e, além de comprometer a educação, exclui alunos da sociedade e os impossibilita de acreditar em um futuro melhor.

 

De acordo com o senador, os dados revelam que o país tem cerca de 141 mil escolas da rede pública. Dessas, mais de 17 mil não têm banheiro no prédio; 47 mil não têm internet; 45 mil não têm abastecimento de água potável; 83 mil não têm coleta e tratamento de esgoto; 97 mil não têm bibliotecas; e 95 mil não possuem quadra de esportes.

 

“Não estou tratando aqui de dependências superficiais. Estou falando de banheiros, água, luz e esgoto, bibliotecas.  Imaginem vocês, qual o tipo de aprendizado um professor, que já é mal remunerado na maioria dos casos, poderá passar a nossos estudantes se nem banheiro dentro da escola tem. Como uma criança vai se sentir parte da sociedade e acreditar num futuro melhor, se o poder público entrega a ela uma escola sem luz?”, pontuou Dário.

 

“É inegável que a União precisa ajudar mais ainda os estados e municípios na educação básica porque é inadmissível, é inaceitável que, no Brasil, ainda hoje, nós tenhamos que conviver com esse retrato e com essa triste, amarga realidade. Estamos aqui com um gosto amargo pelo fracasso da educação brasileira, o que, diga-se de passagem, é muito lamentável”, analisou.

 

O senador também relatou a situação enquanto presidia a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 do Governo Federal para alocação de recursos à infraestrutura da educação básica, buscando solução para o descaso. A emenda foi apoiada e aprovada pelos demais senadores do colegiado.