O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), lamentou o resultado do Brasil no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, e o mais importante ranking mundial de avaliação da educação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e são referentes ao ano de 2018.
De acordo com o levantamento, o Brasil caiu no ranking mundial em matemática e ciências e apresenta estagnação em leitura. Os dados do Pisa do ano passado também apontam que dois em cada três brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática.
Para Dário, isso revela que, há muito tempo, a escola já não é atrativa para os jovens. Ele defendeu maior investimento na capacitação de professores.
“Precisamos investigar por que os jovens saem da escola. Na minha opinião, muito disso se deve ao fato de a escola não ser mais atrativa aos jovens a partir do ensino médio. Ainda não saímos do papel na questão da reformulação do ensino. Precisamos melhorar a remuneração dos professores e dar uma real valorização a eles, oferecendo capacitação por toda a carreira”, afirmou.
Em 2018, uma amostra de 600mil estudantes, com 15 anos de idade realizou o exame, em 80 países diferentes. No Brasil, foram 10.691 alunos de 638 escolas que fizeram a prova.
Com informações da Agência Senado