O senador foi o responsável por viabilizar os recursos para tirar a obra do papel

O dia 3 de outubro de 2020 foi especial para o município de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, e também para o senador Dário Berger. A inauguração da Unidade Básica de Saúde foi um marco para a cidade no interior catarinense, que ainda não contava com uma estrutura pública que oferecesse atendimento para uma série de especialidades clínicas. Serviços que agora estão à disposição da população na nova UBS.

Para o senador Dário Berger, a abertura do novo equipamento público tem um significado relevante. Comprovando a reconhecida atuação de Dário no setor de saúde em todo o Estado, os recursos para a execução da obra foram viabilizados pelo parlamentar.

“Lembro bem de quando fui procurado lá em Brasília pela Geovana, que havia acabado de assumir à prefeitura. Na ocasião, eu era presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e quando ela me falou que o projeto era de uma UBS, eu disse que iríamos ter uma atenção especial porque saúde sempre é prioridade. Trabalhamos duro, conseguimos a verba e hoje, com muito orgulho e satisfação, estamos aqui para entregar essa obra que era um sonho antigo dos moradores de Trombudo Central”, disse o senador em seu discurso na solenidade de inauguração.

A UBS, que foi construída no bairro Liberdade, oferece à população serviços médicos, odontológicos, psiquiátricos e também possui farmácia própria, com medicamentos gratuitos. Além disso, conta com um equipamento para a fabricação de fraudas infantis e geriátricas, que serão distribuídas aos moradores, mais uma inovação da unidade.

A trabalhadora rural Iolanda Back, de 57 anos, não escondia a felicidade com a abertura da UBS e com todos os serviços públicos de qualidade que ela trouxe para Trombudo Central. “Essa era uma obra que a gente esperava há muito tempo. Não tínhamos aqui um lugar assim com médico, dentista, remédios e que atendesse pelo SUS. Hoje é um dia que vai ficar para a história de Trombudo”, comemorou a agricultora.

A Unidade Básica de Saúde teve um custo de R$ 746 mil, verba viabilizada pelo senador Dário por meio do Ministério da Saúde. A prefeita Geovana Gessner, que não pôde participar da solenidade de inauguração obedecendo a legislação eleitoral, foi representada pelo secretário municipal de saúde, Alésio Jung.

“Sem dúvida, hoje é um dia muito eimportante para a nossa cidade. Quero, em nome de todos, agradecer ao senador Dário por ter conseguido lá em Brasília os recursos dessa obra tão importante para a população. A UBS vai cuidar da saúde dos nossos idosos, das nossas crianças, de todos os moradores de Trombudo Central”, destacou o secretário.

O senador Dário lembrou que as ações no setor de saúde marcam a sua trajetória na vida de gestor público. “Quando fui prefeito de Florianópolis e São José, implantei as UPAS e as Policlínicas, que se tornaram referência nacional no serviço público de saúde, oferecendo atendimento 24 horas em diversas especialidades clínicas. Seguimos em frente com pouco discurso e muito trabalho pelo melhor para os catarinenses”, finalizou Berger.