O senador Dário Berger (PMDB/SC) participou na terça-feira (18/05) de encontro com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, que garantiu mais apoio para promoção conjunta dos principais produtos turísticos dos três estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. “Fico muito feliz em saber que o Ministro está sensibilizado com as nossas demandas e ciente do potencial que não só Santa Catarina mas os demais Estados vizinhos também têm”, afirmou Dário.
Além disso, os líderes e parlamentares das bancadas dos estados pleitearam, junto ao Ministério e à Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mais investimentos e fortalecimento do turismo da região, que representa um terço dos 6,5 milhões de turistas internacionais que vieram ao Brasil no último ano.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, realçou os esforços do governo para potencializar a promoção dos três estados, principalmente na América Latina. “Vamos comercializar o nosso turismo de uma forma muito mais agressiva e presente em função dos compromissos assumidos entre o Ministério, Embratur e parlamentares nesta tarde”, comentou.
A reunião foi proposta pelo secretário estadual de turismo de Santa Catarina, deputado e ex-senador, Leonel Pavan, que apresentou, em nome de todos os parlamentares, o documento: “O Sul é o meu destino” – plano com estratégias definidas para alavancar os principais destinos da região. “Juntos, queremos mostrar o potencial do Sul e competir com as demais regiões do Brasil, principalmente na participação de mídia e divulgação do governo. Queremos mais apoio para divulgar as ações e tradições do sul, já que a região tem um enorme potencial turístico”, enfatizou o secretário.
Beltrão fez um apelo aos líderes para que Municípios e Estados também promovam os destinos e invistam em turismo nas regiões. Além disso, ele esclareceu que o Ministério do Meio Ambiente já iniciou a divulgação de todos os Parques Naturais brasileiros e que o Ministério do Turismo já providenciou, junto à mídia, propagandas do País, inclusive do Sul do País.
*Material contou com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo