Com o intuito de contribuir com o governo federal no enfrentamento da pandemia global em decorrência do Coronavírus (Covid-19), o senador Dário Berger (MDB-SC) protocolou na presidência da República e no ministério da Economia, um ofício sugerindo que a Receita Federal faça a doação de bebidas alcoólicas apreendidas em operações contra o contrabando, para universidades e institutos, onde possam ser transformadas pelos profissionais em álcool gel.
Além disso, Dário sugere que posteriormente o produto seja doado para instituições públicas de saúde e asilos, tendo em vista a vulnerabilidade dos trabalhadores da saúde e das pessoas idosas.
“Considero ser uma medida preventiva relevante neste momento, tendo em vista que várias cidades do país estão sem o álcool gel, que é eficaz na limpeza das mãos, diminuindo a propagação do vírus e contágio. É uma forma de utilizar um mal feito para o bem comum”, explicou Dário.
Iniciativas como essa já tem ocorrido em alguns estados. A unidade da Receita Federal em Poços de Caldas (MG), recentemente fez a doação de 21 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas em operações para a fabricação de 6 mil litros de álcool em gel. O material foi encaminhado ao Instituto Federal do Sul de Minas, que ficou responsável pela produção.
O objetivo do senador Dário Berger com a sugestão encaminhada ao governo, é que essa ideia seja “abraçada” pelo Poder Executivo, e aderida nacionalmente, em todos os estados da Federação.
No ano de 2019 a Receita Federal apreendeu 562 mil e 261 unidades de bebidas alcoólicas.

COMO FUNCIONA A TRANSFORMAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ÁLCOOL E ETANOL?
1) As bebidas alcoólicas entram no destilador diluídas em água;
2) No destilador, o líquido é aquecido a menos de 100°C para a água não evaporar, apenas o álcool;
3) O vapor vai se condensar ao passar por tubos, até chegar em outro recipiente, onde será medida a quantidade de álcool (graduação alcoólica) do produto. Dependendo da quantidade, a bebida vira matéria-prima para outros produtos.

VEJA:
– Álcool para limpeza? Graduação 50°GL
– Álcool gel? Graduação 70°GL
– Combustíveis? Graduação 92°GL ou 98°GL

ESCALA GL
– Joseph Louis Gay-Lussac nasceu na França e desenvolveu vários trabalhos na área da Química.
– Um de seus estudos está voltado à lei dos gases. A unidade Gay-Lussac (GL), que mede a graduação alcoólica, leva o nome do estudioso francês.
Fonte: Canal Rural