Muitos municípios catarinenses, especialmente do interior do estado, sofrem ainda com a falta de pavimentação. Ciente disso, o senador Dário Berger articulou em Brasília, enquanto presidia a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, em 2017, recursos financeiros do governo federal destinados à instalação de usinas de asfalto em diversas regiões de Santa Catarina.
O resultado desse trabalho foi confirmado nesta semana e a região do Extremo Oeste deve ser a primeira contemplada. O senador Dário anunciou recentemente, que o ministério do Desenvolvimento Regional, liberou R$4,5 milhões para a instalação da usina que atenderá as 19 cidades da Ameosc.
Caberá ao município de São Miguel do Oeste a realização do processo licitatório e instalação da usina, que posteriormente será repassada à Associação. A administração da estrutura será conduzida pelo Conder, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional.
De acordo com Dário, a ideia é estabelecer parceria com as demais associações de municípios para contemplar diferentes regiões catarinenses.
“A estimativa é de que com as usinas instaladas e à disposição das prefeituras, a economia de dinheiro público pode alcançar até 50% comparada ao custo do material comprado”, explicou o senador.
Outros R$ 10 milhões para a instalação de demais estruturas devem ser liberados no decorrer do segundo semestre e beneficiar cerca de 100 cidades do Estado.