Preocupado com a situação, o senador Dário Berger assumiu a relatoria da MP 821 que criou o Ministério da Segurança Pública para tratar do tema de forma especial.
Sete pessoas são assassinadas por hora no Brasil. É o que revela um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que registrou 63.880 vítimas de homicídios em 2017, um número recorde. O estudo também mostra que os casos de estupro chegaram a 60 mil em 2017.
Para tentar reverter esse cenário, o Congresso Nacional aprovou uma série de projetos na área de segurança pública que buscam combater a violência e a criminalidade. Entre eles, a criação do Ministério da Segurança Pública e do Sistema Único de Segurança Pública (Lei 13.675, de 2018).
O senador Dário Berger teve a responsabilidade de ser o relator do texto da Medida Provisória (MP 821) que criou o Ministério para tratar do tema.
Além de uma pasta específica para tratar da Segurança Pública, o senador defendeu que o país reduza as desigualdades sociais para resolver o problema. Segundo ele, as diferenças são responsáveis e principais causas da violência no Brasil.
Clique aqui e saiba mais detalhes na reportagem da Rádio Senado.