Memorando de Entendimento prevê transferência de tecnologia e cooperação para desburocratização, acesso a crédito e incentivo às micro e pequenas empresas

 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, o senador Dário Berger, e o prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, assinaram nesta quarta-feira (31),  memorando de entendimento para transferência de tecnologia e cooperação para incentivo ao empreendedorismo e à inovação, com ações voltadas também para a desburocratização e o acesso a crédito. A cerimônia foi realizada na sede do MDIC, em Brasília.

 

O documento estabelece parceria para que a capital catarinense adote políticas públicas federais voltadas para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, todas administradas pelo ministério. Com isso, a Prefeitura adotará políticas de estímulo à inovação, com especial atenção ao acesso das startups aos mercados nacional e internacional, e à exportação por parte das micro e pequenas empresas. Para isso, serão realizadas missões, pesquisas conjuntas, seminários, eventos e capacitações, entre outras ações. Tudo para que haja o desenvolvimento sustentável dos micro e pequenos negócios nos setores do comércio, serviço e indústria.

 

“Nosso trabalho visa a melhorar o ambiente de negócios para os empreendedores brasileiros. E estamos avançando firme nesse sentido”, afirmou o ministro Marcos Jorge. Ele contou que o Banco Mundial constatou um avanço de 16 posições do Brasil no ranking dos países que implementam esforços para reduzir a burocracia para o setor privado fazer negócios. “Subimos da 125ª para a 109ª colocação e, no ranking de comércio internacional, o progresso brasileiro é ainda mais expressivo: avança 33 posições, saindo de 139º a 106º”, disse o ministro.

 

O Banco Mundial publicou nesta quarta-feira o relatório Doing Business 2019, que considera 128 economias mundiais que implementaram reformas no último ano para facilitação de negócios. Foram ao todo 314 modificações promovidas por esse conjunto de países.

“Hoje Florianópolis já tem 32 programas de desenvolvimento econômico em funcionamento”, destacou o prefeito da cidade, Gean Loureiro. “Desejamos que em um curto espaço de tempo, talvez ainda neste ano, possamos implementar mais 12 dos 37 programas que já existem neste ministério e que agora se abrem para serem adotados com a assinatura deste documento”.

 

O memorando de entendimento passa a valer a partir de sua assinatura e pelo período de três anos, podendo ser prorrogado. Ele estabelece ainda que os pagamentos das despesas decorrentes das atividades desenvolvidas devem correr por conta do órgão responsável pelas iniciativas.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do MDIC