O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, em reunião, nesta quarta-feira, 5, com o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, senador Dalirio Beber (PSDB-SC), e com a deputada Carmen Zanotto, garantiu que há vontade política e urgência para a revisão da lei 13.273/2016, que altera os limites do Parque Nacional de São Joaquim.
“Nossa posição política é compatibilizar e com urgência essa questão” , disse o ministro, após ouvir dos parlamentares o histórico do impasse que envolve os limites do Parque.
Na última reunião do Fórum sobre o assunto, em 17 de agosto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio reconheceu a falha institucional anterior, na sobreposição de áreas no mapa e por consequência, na reavaliação dos limites, e propôs também um estudo único e de consenso entre as partes, além de um trabalho de campo, que ainda não foi realizado.
O ministro recebeu das mãos do senador Dalirio e da deputada Carmen, uma cópia do estudo realizado pelo Fórum, e entregue no dia 25 de agosto ao ICMBio.
“O estudo é um subsídio para a revisão da lei, onde estabelecemos os pontos de conflitos, que esperamos serem solucionadas através de consenso e de maneira célere”, disse o coordenador do Fórum.
Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para cobrar a obra emergencial de recuperação da estrada que dá acesso ao Morro da Igreja, em Urubici, também uma solicitação do Fórum, já apresentada ao ministro da Defesa, Raul Jungman.
A reunião com o ministro aconteceu às 16h30, na liderança do governo no Congresso Federal, e contou com a participação do presidente do ICMBio, Rômulo Mello, e do diretor de Criação e Manejo de Unidade de Conservação do ICMBio, Paulo Carneiro.