Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil recebeu parlamentares catarinenses
Uma audiência em Brasília na tarde desta terça-feira, 16, reuniu parlamentares catarinenses de diferentes correntes partidárias. O encontro com o Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, objetivou esclarecimentos a respeito do processo de privatização do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e teve entre os presentes os deputados federais Mauro Mariani (PMDB) e Jorginho Melo (PR), os senadores Dalirio Beber (PSDB) e Dario Berger (PMDB), e os deputados estaduais João Amin (PP) e Gean Loureiro (PMDB).
A reunião  marcou a posição da comitiva de Santa Catarina em torno da necessidade urgente de modernização do aeroporto.  Existe uma discrepância entre o valor do investimento previsto para a licitação e o dos orçamentos do PAC e do Acordo de Cooperação nº 003/2010/0001, firmado pela Infraero com o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis.

 
Durante a reunião foi apresentado um diagnóstico atual do Hercílio Luz, bem como um plano de expansão e execução com valores superiores a R$ 900 milhões. O ministro Guilherme Ramalho informou a comitiva que duas empresas já se mostraram interessadas na concessão e que em junho deverá ser aberta a concorrência.

O processo licitatório vai estipular que a empresa vencedora terá 24 meses para executar as obras de acordo com os padrões internacionais, com a obrigação de ampliação em caso de aumento da demanda. O ministro garantiu que o Hercílio Luz terá o dobro da capacidade inicialmente planejada pela Infraero.

Também participaram da audiência no Ministério as seguintes entidades e seus representantes: COMDES (Adriano Ribeiro), CREA (Celso Leal), FIESC (Egidio Martorano), Secretário Estadual de Transporte e Obras (João Carlos Ecker), Secretario de articulação Nacional do Estado (Acélio Casagrande), CONVENTION BUREAU (Humberto Freccia Neto) e FORTUR.