O acelerador linear adquirido com recursos das emendas do senador Dário Berger e do ex-deputado Colatto, é utilizado para procedimentos de radioterapia e deve beneficiar milhares de pacientes do Oeste catarinense

O Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, único hospital público da região, confirmou que já está em pleno funcionamento o novo equipamento de acelerador linear utilizado na aplicação terapêutica de pacientes de radioterapia, acometidos pelo câncer. O aparelho foi adquirido com recursos de emendas parlamentares do senador Dário Berger e do ex-deputado Valdir Colatto. Foram destinados um total de R$ 2 milhões para a instituição.
 

Santa Catarina tem 15 aparelhos de radioterapia instalados em hospitais sendo que, destes, apenas dois estão fora do eixo do litoral, sendo um em Lages e outro em Chapecó.

 

“Tenho conhecimento da importância e das dificuldades enfrentadas pelos hospitais do nosso estado. Muitas unidades precisam de recursos para que não fechem as portas. Por isso, tenho destinado emendas a diversos hospitais para auxiliar na manutenção, compra de equipamentos, e na melhora de atendimento à população”, explicou Dário.

 

O acelerador linear já estava instalado desde o final do ano passado, mas dependia de uma autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), dada somente após a inspeção de técnicos da pasta. Todo o trâmite foi agilizado pela assessoria do senador Dário junto ao Ministério.

 

De acordo com Gelson Dalla Costa, diretor-presidente do hospital, o setor de radioterapia do HRO atende pacientes de 112 municípios do Oeste catarinense, de Dionísio Cerqueira a Fraiburgo. Diariamente, entre 100 a 110 pacientes são submetidos ao tratamento radioterápico.
Ele reconheceu a sensibilidade do senador Berger e do então deputado federal Colatto pela soma de esforços para viabilizar o equipamento. “Só quem utiliza o serviço entende a necessidade funcional da máquina”, comentou Dalla Costa.

 

De acordo com o Ministério, representantes voltarão a Chapecó nos próximos dias 4 e 5 para anunciar oficialmente a entrega do aparelho para a comunidade.

 

O hospital é referência para mais de 70 municípios, e atende uma população de mais de 1 milhão de habitantes.