Os recursos para viabilizar os serviços, um total de R$ 19 milhões, foram viabilizados já em 2018 com articulação do senador Dário Berger

O senador Dário Berger comemorou o anúncio do início das obras de prevenção na famosa Serra do Rio do Rastro, previsto para esta segunda-feira (06). Os recursos para a realização dos serviços em 25 pontos ao longo da SC 390, num total de R$ 19 milhões, foram viabilizados já em 2018, depois de intensa articulação de Dário em Brasília.

“É motivo de muita alegria saber que, finalmente, esse projeto tão importante sairá do papel. Estou feliz por poder contribuir para a realização dessa obra extremamente necessária e aguardada por tantos anos”, comemorou Dário.

A cobrança por melhorias na rodovia, considerada uma das mais belas do mundo, foi feita pelo senador aproveitando o prestígio que conquistou quando esteve à frente da Comissão de Orçamento do Congresso, e teve o apoio do ex-governador Eduardo Pinho Moreira, que esteve pessoalmente em Brasília por diversas vezes para tratar do assunto.
Na época, Santa Catarina ainda ocupava um lugar de destaque no Executivo federal, tendo à frente da Defesa Civil Nacional o catarinense Newton Ramlow. Foi ele quem assinou o empenho dos recursos federais, em outubro de 2018, que foram destinados para o governo do estado executar os serviços.

Mas só em março de 2019, o governador Carlos Moisés entregou o termo para licitar as obras. O edital atrasou, e em outubro do ano passado, a empresa Teixeira Duarte venceu o processo licitatório ficando responsável pelos trabalhos que serão realizados na Serra.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do estado, as intervenções de contenção vão começar pelos quilômetros 440 a 700, em Orleans no Sul do estado. Os serviços contarão com supressão vegetal, limpeza de canaletas e bueiros, além de aplicação de telas metálicas de alta resistência e de cortina atirantada para contenção de pedras que possam se soltar.

O término das obras está previsto para o ano que vem e vai garantir a segurança dos turistas de todo o país que visitam e trafegam pelo local, além de potencializar o turismo na região.