O senador Dário Berger foi homenageado nesta segunda-feira (30) em sessão especial na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Na solenidade, que marcou os 60 anos de criação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE), o trabalho de Dário em favor da educação foi lembrado e reconhecido.
No ato, o senador, que se recupera de um procedimento médico, foi representado pelo seu assessor legislativo e ex-conselheiro do CEE, Yuri Santos. Ele recebeu uma placa simbólica de agradecimento pela atuação de Dário na área educacional durante toda sua trajetória política.
“Isso nos motiva a seguir na luta, acreditando que a educação é o caminho para um futuro próspero e com mais oportunidades para todos. Em nome do presidente do Conselho, Osvaldir Ramos, parabenizo todos que se dedicam e construíram ao longo desses 60 anos de existência do CEE uma trajetória vitoriosa em favor da educação catarinense. Muito obrigado”, celebrou Dário nas redes sociais.
O TRABALHO DE DÁRIO PELA EDUCAÇÃO
Durante as gestões de Dário como prefeito de São José e Florianópolis, a educação dos dois municípios passou por uma grande transformação com a implementação de programas, diversas obras e ações que valorizavam os profissionais da área, se tornando referência para demais cidades do estado.
Já no Senado, em seu quarto ano de mandato como senador, foi eleito presidente da Comissão de Educação, em 2019 e 2020, onde foi protagonista e articulou a aprovação do Novo FUNDEB – o Fundo que financia mais de 60% da educação básica do Brasil. Desde 2021 o FUNDEB está garantido na Constituição.
Dário ainda foi o autor do relatório do projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) no país. Considerado o SUS da educação, o SNE foi aprovado no fim do ano passado no Senado por unanimidade após diversas audiências públicas com especialistas, parlamentares, com o governo e entidades.
A proposta relatada por Dário prevê um novo modelo de ensino, moderno, focado em metas e resultados e que integre as políticas públicas educacionais envolvendo a União, os estados e os municípios. A matéria aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.