O presidente Bolsonaro sancionou recentemente o novo Fundeb, o Fundo responsável pelo financiamento de mais de 60% do ensino público do Brasil. O senador Dário Berger, que priorizou a discussão da proposta desde que assumiu a presidência da Comissão de Educação do Senado, em 2019, foi um dos principais articuladores para a aprovação e regulamentação do texto no Congresso Nacional.

Na prática, o Fundeb que seria extinto no fim deste ano, será permanente a partir de 2021, garantido na Constituição, e representará maior valorização de professores, infraestrutura adequada nas escolas e mais investimentos no setor em municípios mais pobres. Santa Catarina receberá cerca de R$ 20 milhões a mais para investir no decorrer dos próximos anos.

O trabalho de Dário pelo Fundeb foi reconhecido por parlamentares de diversos partidos durante sessão do Senado.

“Tenho convicção de que o futuro de qualquer nação se constrói pelo valor que ela atribui à educação. Assim como acredito que a renovação do Fundeb, instrumento fundamental nesse processo de valorização da educação pública, renovará também a esperança daqueles que temem o caos para o desenvolvimento de um país que precisa se recuperar pós-pademia”, destacou Dário.