O edital divulgado não prevê a construção de uma pista para receber aviões de carga, o que tornaria o aeroporto um polo para exportação e importação via aérea e contribuiria para o desenvolvimento econômico do estado

O senador Dário Berger (MDB-SC) encaminhou ofício e telefonou nesta quarta-feira (02) ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para reiterar a relevância de alterações no edital do programa de concessão do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, localizado em Navegantes. A solicitação prioritária é para incluir na minuta do edital a construção de uma nova pista de pousos e decolagens ampliando a capacidade para receber aviões de carga. Isso tornaria o terminal mais competitivo com os de outros estados e um polo para exportação e importação de mercadorias por via aérea. O ministro é o relator do processo no TCU e deve se manifestar nos próximos dias sobre o tema.

“Solicitei ao ministro a readequação do Edital de Desestatização do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, para que conste a construção de uma nova pista, e reforcei a importância estratégica e de grande relevância desse aeroporto para o desenvolvimento de nosso estado”, disse Berger.

Uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense também está agendada para a próxima semana com a confirmação do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; com o TCU; Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina; e representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) para debater o assunto.

De acordo com Dário, o aeroporto de Navegantes está localizado em uma região estratégica para os negócios de Santa Catarina e sua ampliação é vital. Do jeito que está no edital, segundo Dário, a previsão é de estagnação para os próximos anos. “A economia catarinense é altamente diversificada, mas é no eixo Vale do Itajaí/Norte catarinense que estão concentradas as principais indústrias de transformação do estado, o que demanda uma maior estruturação do nosso aeroporto”, explicou.

Além da nova pista, também foi solicitada a construção de um novo terminal de cargas, com 100.000 m² de área. Com previsão de conclusão para o 1º Semestre de 2021, consumirá em torno de R$ 36 milhões de investimento. “Vai fazer a economia local girar e criar muitas oportunidades”, destacou Dário.

Confira o ofício na íntegra- Ofício TCU – Aeroporto de Navegantes